Solocar - Rent a Car - Locadora de Veículos em João Pessoa

alugar carro locadora João Pessoa - Paraíba

João Pessoa: Modelo de Qualidade de Vida


Visite os pontos turísticos Lista de telefones úteis Turismo no interior nordestino
Imóveis em João Pessoa História da bandeira Turismo em João Pessoa Reportagens na TV Globo

Uma das capitais que emerge como um forte destino turístico no Nordeste do Brasil é João Pessoa, cidade que vem apresentando grande crescimento do fluxo de visitantes todos os anos. A conquista de um espaço no disputado ranking turístico está fazendo com que o Governo Municipal invista principalmente na qualidade de vida como um dos principais atrativos do lugar. Várias campanhas se espalham pela cidade, numa garantia de cidadania e bem estar para todos os habitantes de João Pessoa e seus visitantes.

Chegar à Capital da Paraíba é gostar do lugar que ainda hoje guarda características de uma pequena e bucólica cidade, tanto pelas dimensões geográficas, quanto pela simpatia e carisma de seus moradores. São cerca de 650 mil habitantes que se empenham em fazer da Capital um lugar aconchegante para receber o turista, isso porque a atividade está entre as que mais crescem e geram empregos. Cerca de 15 mil pessoas trabalham no setor só em João Pessoa. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Turismo agrega 5,4 % da população empregada. No Estado são mais de 47 mil pessoas.


Vida Melhor


E se existe empenho da população para bem receber quem chega na Capital paraibana, quando se fala em administração pública o panorama não é diferente. O conceito de que a melhor forma de se conquistar o visitante é oferecendo ao próprio cidadão de João Pessoa uma melhor condição de vida vem sendo amplamente trabalhado pela Prefeitura Municipal. Desde o ano passado, campanhas que elevam a auto estima do pessoense estão sendo realizadas. Na visão do atual prefeito Ricardo Coutinho (PSB), se o pessoense gostar da cidade e cuidar bem dela, ficará mais fácil para quem chega de fora se apaixonar também.

As ações começam pela limpeza constante das ruas, logradouros, praças e praias, que se apresentam sempre de maneira adequada, e esse tem sido um dos principais elogios feitos por quem visita a cidade, fora a beleza, é claro. Para conseguir esse resultado, foram feitas campanhas incentivando os moradores a colocarem o lixo nos depósitos e papeleiras que estão espalhadas pela cidade. Nas praias urbanas, os agentes de limpeza e os ambientalistas distribuem sacolas para que o banhista guarde o lixo produzido.

Mar limpo


E a preocupação com a limpeza vai da areia ao alto mar. As piscinas naturais de Picãozinho são fantásticas e atraem muita gente na baixa maré, principalmente na alta temporada. No local, o banhista é aconselhado a não jogar lixo nem depredar os corais. A ação garante a beleza e a preservação do patrimônio natural – localizado a uma milha náutica da Praia de Tambaú – para as próximas gerações.

O passeio por praias limpas é garantido do Bessa (última praia em direção ao Norte) à Barra de Gramame, onde se tem uma vista encantadora da união entre o rio e o mar. No meio do caminho está um dos mais belos cartões postais de João Pessoa: o Farol do Cabo Branco. O lugar recebeu melhorias, incluindo um projeto de jardinagem e iluminação especial e em breve terá um Posto de Informações Turísticas (PIT).

Transporte


Andar de carro em João Pessoa é muito fácil e o turista percorrerá os principais corredores sem problemas. A Capital não costuma ter engarrafamentos e para dar ainda mais fluidez ao tráfego estão sendo construídas alças para ligar as principais avenidas às rodovias federais. Isso sem falar na recuperação e pavimentação de várias ruas e também do programa 'Cidade de Luz', que garante iluminação e muita beleza às maiores e mais movimentadas avenidas de João Pessoa.

O turista também tem a opção de utilizar o sistema de transportes públicos de João Pessoa, com uma das melhores frotas do País. A passagem custa R$ 1,60 e a maioria dos ônibus faz o trajeto bairro/centro. No Terminal de Integração, o usuário poderá embarcar para qualquer outro destino sem pagar nova passagem.

Espaços resgatados


Dentre as ações de valorização das pessoas, o pedestre não foi esquecido. Toda a população – principalmente os motoristas – está sendo orientada a respeitar as faixas destinadas à passagem deles. É mais uma campanha para garantir a cidadania ao pessoense e bem estar ao visitante. Dessa forma, o motorista já está se educando e sempre pára nas faixas, onde não há semáforos para os pedestres atravessarem. Demonstração de civilidade que vem orgulhando a todos os paraibanos e impressionando os visitantes.

O pedestre também ganhou espaço nas ruas e nas calçadas, isso porque o Ministério Público determinou que fossem devolvidas todas as áreas públicas para eles. Sem camelôs, barracas, fiteiros e outros empecilhos, foi garantido a todos uma excelente caminhada pelas ruas do centro e arredores, que possuem um vasto acervo histórico e arquitetônico formado, principalmente, de construções barrocas. É que a presença das ordens religiosas e o rápido enriquecimento dos barões do açúcar e do algodão deram à cidade, terceira mais antiga do Brasil com 421 anos de fundação, monumentos que, ainda hoje, impressionam pelo vigor e pela beleza das construções.

Uma das práticas preferidas dos turistas que chegam à Capital paraibana é a caminhada no calçadão da praia, sempre acompanhada pelos olhos atentos de profissionais que estão no local para orientar as atividades físicas e os alongamentos e verificar a pressão arterial de quem desejar.

Segurança e sossego


A cidade de João Pessoa é considerada uma das capitais mais seguras e tranqüilas do Brasil e desfrutar desse sossego, da brisa e das águas mornas do mar é um privilégio que todos devem experimentar. Esse sossego também é garantido por mais uma campanha desenvolvida pela Prefeitura do município, dessa vez contra a poluição sonora. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente faz a campanha de conscientização da população e mantem equipes de plantão para averiguar as irregularidades que são denunciadas através de um telefone, que pode ser acionado a qualquer hora do dia.

Então, quando quiser fazer turismo em uma cidade que preserva o bem estar do cidadão – seja ele turista ou habitante – pense em João Pessoa, uma terra boa para quem visita e melhor ainda para quem nela mora.

Fonte (Adaptado): Prefeitura Municipal de João Pessoa


© 2007-2014 Solocar - Locadora de veículos em João Pessoa. Todos os direitos reservados - Mapa do site Locação de veículos